segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Como se formaram os continentes da Terra

A deriva continental
No início do século XX, o cientista alemão Alfred Wegener desenvolveu uma teoria chamada deriva continental. 

O continente Pangeia
Existe uma teoria da deriva continental. Os continentes que existem hoje são originários de um único e enorme continente que existiu a mais de 300 milhões de anos, que é a Pangeia.
O cientista alemão Wegener chegou a essa conclusão depois de analisar vários e vários fatos. Por exemplo, ele observou que a costa leste da América do Sul parecia se encaixar ma costa leste do continente Africano, como se no passado a América e a África estivessem juntos, formando um só bloco.
Também, alguns fósseis de animais e vegetais que viveram na mesma época, há muitos e muitos anos, foram encontrados tanto na América como na África e em outros continentes.

A fragmentação de Pangeia
Há mais ou menos 200 milhões de anos, a Pangeia teria começado a se dividir em dois grandes blocos: Laurásia e Gondwana. Os blocos também teriam se afastado lentamente um do outro e se fragmentando. Esse processo de milhões de anos teria dado origem aos atuais continentes.

Veja as imagens abaixo:

CONTINENTES EM FORMAÇÃO
Estudos recentes demonstram que os continentes continuam a se movimentar lentamente. Por exemplo, a parte sul da América e a África afastam-se entre 7 e 10 centímetros por ano, ampliando a área ocupada pelo Oceano Atlântico.
Há 240 milhões de anos
O continente único, chamado Pangeia começou a se dividir.






Há 200 milhões de anos a fragmentação de Pangeia deu origem a dois blocos de terras: Laurásia e Gondwana.
Há 135 milhões de anos Laurásia e Gondwana também se desintegraram. Note que já é possível identificar, por exemplo, as atuais América do Norte.

 

 Resumo elaborado por Everton Graminho de Oliveira e Gabriela Eduarda Closs da Silva


 

Um comentário:

  1. Valeu gente,eu estava precisando muito disso para um trabalho de Geografia.

    ResponderExcluir